24 de novembro de 2016

"Fez Tudo de Errado e Agora Quer Pagar de Crente"


 “Não vem dizer que agora é santo. Dizia-se o tal, mandava e desmandava e hoje vive nessa de crente. Quero ver quanto tempo isso vai durar...”

 Comentários como esses são facilmente ouvidos por um ex-presidiário, reconstruir uma imagem, por menor que tenha sido o crime praticado, é totalmente impossível se não houver por parte da pessoa uma decisão que o faça filtrar tudo o que é nocivo à sua nova vida e o leve a assumir uma postura contrária a que o conduziu para trás das grades.

Algumas pessoas estão habituadas a criticarem as demais por conta de um erro do passado, quando esta decide por trilhar um novo caminho, precisa estar pronta para enfrentar as dificuldades, sem perder a fé, pois construir uma nova imagem não será nada fácil, portanto a participação da família na vida de um ex-detento, com palavras positivas e de encorajamento é fundamental, até porque os críticos de plantão estão em todos os lugares.

 A presença de familiares que o incentive a permanecer firme, fortalecendo sua atitude de mudar, precisa começar nas visitas feitas no presídio, por maior que seja a dor de conviver com essa situação, tenha certeza que sua postura é de grande valia, pois ele saberá que encontrará apoio quando sair.

 Creia que Deus está agindo na mudança do seu filho, esposo, pai ou mãe que esteja privado de liberdade, cumprindo pena em uma penitenciária. Antes de ver a mudança do seu ente querido, seja você, familiar, a mudança, seja o instrumento que Deus quer usar para chegar até ele, não condene, não critique, mas ceda o perdão e lhe estenda a mão, oferecendo a luz que ele precisa para alcançar a transformação total e completa que ambos almejam encontrar.


Colaborou: Obreira Juliana - UNP ES

4 comentários :

  1. Este depois de Deus (família) é verdadeiramente o maior trunfo para ser usado na ajuda a ressocialização do encarceirado.

    ResponderExcluir
  2. o apoio da familia é muito importante para eles (as) na vida deles. é por isso que a família que estar aqui fora tem que buscar força em Deus pra poder ajudar o seu ente querido amém

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana esse texto porque fala de uma coisa difícil do familiar fazer, estender a mão quando um familiar errou tanto a ponto de ir preso e o outro ter de perdoar e apoiar. São os ensinamentos de Jesus mesmo pra mudar uma pessoa dessa forma, a ponto de conseguir incentivar outro para que possa mudar sua atitude e vida completamente.
    muito bacana o trabalho da universal nos presídios.

    ResponderExcluir

Conte-nos, o que achou da matéria?