11 de outubro de 2016

Artistas Plásticos Presos no Maranhão

Universal forma Artistas Plásticos em Presídios do Maranhão

No ambiente do sistema prisional, onde cada vez mais a violência é parte do cotidiano do apenado, a reintegração dos presos à sociedade torna-se um desafio cotidiano. Capacitar para a vida em sociedade, inclui, antes de tudo, educação para o trabalho, com vistas à renda e vida com dignidade o que, sem dúvida, é algo inerente à sobrevivência humana.


Em todo o Estado do Maranhão, foi realizada no período entre 13 e 27 de agosto, a XVII Semana do Encarcerado, que teve como tema “Trabalho e Educação: Pilares para a efetivação do processo de reintegração social da Pessoa Privada de Liberdade". Trata-se de um Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão, em que a UNP-MA é parceira há 8 anos, com a criação do Projeto Artes nos Presídios, idealizado pelo Pastor Venino Aragão que, antes de ser Pastor da Universal, era Artista Plástico e atualmente usa este talento a fim de ganhar almas através da arte.
Pastor Venino
Dando as primeiras aulas para os detentos
“Nesses 8 anos, observei a forma como os internos eram capacitados, e a Arte despertou-me para um diferencial na capacitação desses apenados, e hoje posso levar um pouco do meu conhecimento em artes plásticas para eles, isso desperta neles o desejo de fazer algo diferente, e que ainda não é o fim. A atividade permite a descoberta de talentos escondidos sob uma capa entremeada de histórias degradantes, e sempre utilizando como base a Palavra de Deus, passei a contribuir com aulas de Desenho e Pintura em Tela e em Telhas, para a reintegração dos internos do Complexo de Pedrinhas" Comenta Pr. Venino Coordenador do Projeto.
 Ao participar das oficinas os internos recebem certificado e tem sua pena minimizada conforme determina a Lei de Execução Penal. Atualmente a oficina de artes contempla vários internos.
A equipe da UNP-MA foi convidada para fazer uma pequena exposição dos trabalhos dos internos - desenho e pintura - na Unidade de Monte Castelo. O evento contou com a participação de Diretores, Advogados, Juízes, Assistentes Sociais, internos da Unidade e toda a equipe do Projeto Artes nos Presídios e ao final, foi oferecido um coquetel a todos os presentes, inclusive aos internos que se encontravam no local.
A atividade de Artes Plásticas é vista tanto pelos internos como pela Direção do Sistema Penitenciário do Estado como algo inovador que traz segurança e harmonia ao interno, assim como vem contribuir para com a Lei de Execução Penal que prevê, dentre outras coisas, a reintegração para os detentos e a sociedade por meio da educação e trabalho.

Este é o trabalho da Universal nos Presídios, buscar diferentes formas de libertar as pessoas que passam pelo cárcere. Este trabalho com Artes, pôde tirar da cabeça dos presos a "cadeia", e mostrar que a vida pode e deve ser bem diferente do que foi visto por eles até agora. 

Acompanhem mais matérias no nosso Facebook: Clicando Aqui

Um comentário :

  1. Com certeza, sementes de vida estão sendo plantadas na mente destes internos e, no tempo certo, dará os seus frutos de vida. A autoestima deles está sendo trabalhada e despertado neles o valor e talento escondido pelas circunstâncias até então.

    ResponderExcluir

Conte-nos, o que achou da matéria?