27 de junho de 2016

Universal realiza Casamento Coletivo em Presídio do Amapá

Evento visa a ressocialização dos presos



O estado do Amapá conta, atualmente, com uma superlotação nos presídios de 63% (mais de 2,6 mil presos para 1.646 vagas) e, no prazo médio de 5 anos, recebe de volta no sistema penitenciário um de cada quatro presos colocados em liberdade.

Os dados acima são de uma pesquisa realizada em 2015 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e mostram que ainda faltam políticas de ressocialização para ex-detentos.

Pensando em contribuir para que esse índice dos que retornam à prisão não aumente, o grupo Presídios da Universal vem realizando trabalhos sociais com os apenados, visando a ressocialização deles ao deixarem a prisão.

Entre as diversas ações realizadas com esse intuito, no último dia 10 de junho aconteceu, na capital do Amapá, Macapá, o casamento coletivo de 26 detentos, nas dependências do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

“Temos a absoluta certeza de que um bom casamento e o apoio familiar ajudam na recuperação e ressocialização de um reeducando. A pessoa se sente mais confiante e quer se tornar útil à sociedade”, explicou o pastor Sebastião Alves Souza, responsável pelo grupo Presídios no Amapá.

“Esse trabalho realmente ajuda na reinserção social”

O evento contou com a presença de autoridades do estado, como o secretário de Justiça e Segurança do Amapá, Gastão Callandrini, o prefeito de Macapá, Clécio Luis Vilhena Vieira, e a juíza titular da Vara de Execução Penal, Lívia Simone Oliveira, entre outros.

Os presos e suas esposas também participaram de um curso matrimonial. Ao final da cerimônia, todos os presentes ganharam uma cópia do livro “Namoro Blindado”, do casal de apresentadores Renato e Cristiane Cardoso, do programa “Escola do Amor”, exibido aos sábados pela Record.

O diretor do presídio, Jefferson Dias, exemplifica a importância do matrimônio para os detentos lembrando do caso de um detento que participou de uma cerimônia em 2013 e hoje é um dos internos que ajudam na ressocialização dentro do presídio.

“Esse trabalho realmente ajuda na reinserção social e faz com que o detento tenha o desejo de se tornar novamente um homem de bem e ter uma vida digna na sociedade. Após o curso e o casamento, nós notamos mudança no modo de pensar e agir de cada um deles”, afirmou Dias.


Veja no vídeo abaixo como foi o casamento coletivo:



A Igreja Universal tem projetos em penitenciárias que dão suporte a mais de 570 mil presos, cerca de 80% da população carcerária do Brasil. Se você quer saber mais sobre o trabalho do grupo, clique aqui, ou procure uma Universal mais próxima de sua casa e converse com o pastor ou bispo responsável.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Conte-nos, o que achou da matéria?